Como já devem saber, 2013 é para mim o ano da profissionalização; é quando pretendo, entre outras coisas, participar de uma oficina de escrita. Lendo a respeito, topei com o excelente artigo “Escritor em construção”, publicado na edição 15 da revista Metáfora.Nele, Luciano Velleda mostra que a oferta de tais cursos tem crescido no Brasil, mas defende que é preciso avaliar bem antes de optar por um.
Nessa mesma matéria, o escritor gaúcho e ministrante de oficina, Charles Kiefer, faz quatro recomendações precisas aos interessados: primeiro, avalie até que grau o autor é reconhecido; segundo, saiba se este tem uma boa didática, pois pode ser excelente escritor, mas não saber ensinar; terceiro, tenha contato com a obra do professor; quarto, esteja aberto à crítica.
Velleda enumera algumas oficinas conceituadas e formadoras de bons escritores, como a de Assis Brasil, de onde saíram, por exemplo, Marcelino Freire, que hoje tem a própria oficina, e Leonel Caldela (O Caçador de Apóstolos). Prestando um serviço aos aprendizes de escritor por aí, reproduzo a lista abaixo, com informações de contato e preços cobrados. Fui um pouco além e acrescentei outras duas que têm certo destaque e podem ser boas opções.
Quero aproveitar para deixar registrado aqui minha indignação, afinal, onde estão as oficinas mineiras? Ainda não encontrei nada semelhante em Belo Horizontem exceto por professores de outros estados que de tempos em tempos dão as caras por aqui. Alô, alô, escritores mineiros, quando começarão a olhar para os aspirantes conterrâneos (e agregados)?
“Por dentro das Oficinas” |
Para saber mais:
- Revista Metáfora: site onde é possível realizar a assinatura e adquirir números atrasados.
- Charles Kiefer: blog pessoal do escritor gaúcho.
- 10 passos para ser escritor: texto de Charles Kiefer publicado na Revista Metáfora e reproduzido em seu blog.
- Releituras – Charles Kiefer: site que disponibiliza alguns textos do escritor.
- Assis Brasil: site pessoal do escritor Assis Brasil, ministrante de uma das oficinas mais famosas do pais.
- Ossos do Ofídio: blog do escritor pernambucano Marcelino Freire.
- Marcelino Freire no Twitter: acompanhe o cotidiano do escritor pela rede social.
- Caldela no Twitter: siga-o e veja o que ele tem a dizer.
- Caldela no Skoob: veja as obras já publicadas pelo autor e torne-se um fã na rede social de leitores.
- Vida de Escritor: site do escritor parceiro Alexandre Lobão, que também ministra uma oficina de escrita criativa.
- Escrita Criativa: site do escritor Oswaldo Pullen.
- Marcelo Spalding: site pessoal do escritor.
Termino o ensino médio esse ano e não consigo me ver fazendo algo que não seja escrever, meu pai insiste que eu curse alguma faculdade e concordo com ele, mas não sei qual curso fazer, Letras parece distante do que pensei que seria. Tem algum conselho?
Ei, Ester. Há alguns cursos de graduação, mestrado e até doutorado em escrita criativa ou de ficção. Infelizmente, a maioria deles fica em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre. Dê uma pesquisada especialmente na PUC-RS e no nome do professor Luiz Antônio de Assis Brasil. Boa sorte.
Muito bem colocado!
Obrigado, obrigado. 🙂
Abraços,