Este é o décimo terceiro de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.
No exercício anterior, nós trabalhamos o elemento especulativo que nos permitiu validar e expandir muitas decisões tomadas até aqui. Hoje vamos trabalhar esses elementos de modo a dar mais verossimilhança a nossa história. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.
30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 13: Ganchos de Enredo e o Elemento Especulativo
Pegue as notas de ontem. Essas notas tratam do seu elemento especulativo – a magia ou regra sobrenatural ou ficção científica que não é real na nossa Terra. É nesse algo que seus leitores precisam acreditar a fim de mergulhar em sua história.
Exercício de Hoje:
Se você tem alguma ideia do seu enredo a essa altura, pegue quaisquer notas relativas a ele e anote dez consequências (no mínimo) que seu elemento especulativo pode ter em seu enredo.
Exemplo: num mundo mágico, cruzar um continente não *precisa* levar várias semanas. Em um mundo de biotecnologia avançada, talvez as pessoas não precisem morrer. Como isso afeta uma fantasia sobre uma jornada onde a parte das viagens conduz os heróis a mais aventuras? Como isso afeta o vilão, já que ele não pode morrer? Ou o herói?
Se você não faz ideia do seu enredo, mas sabe quais tipos de elementos especulativos devem estar em seu romance, tudo bem. Apenas confira suas anotações sobre tal elemento e comece a perguntar a si mesmo: “o que eu posso fazer com este elemento? Meu herói ou vilão podem usá-lo? Ou eles evitam usá-lo? É uma ameaça? Uma conveniência? As duas coisas? E o que ocorre quando o elemento falha? Ele modifica algo ubiíquo, como uma tecnologia que torna as comunicações instantâneas, ou uma força sobrenatural que devora pessoas no escuro (o que tornaria velas e lanternas necessárias e comuns)?”
Quais eventos podem ser enquadrados nessa especulação, esses eventos aparecerão em seu romance? (O teste decisivo para saber se algo deve ou não aparecer em seu romance é checar se há relação ou não com a ambientação ou o tema do romance, ou se será surpreendente de alguma forma). Anote dez (no mínimo) consequências que envolvam ou dependam de sua magia, tecnologia, ou bichos-papões.
Você não precisa utilizar os ganchos de enredo gerados neste exercício, claro, mas eles ajudam seu elemento especulativo a se tornar parte mais central de sua história, ao invés de servir só como um “barulho ao fundo” no seu romance (à la space opera).
É provável que você perceba que, quando seu enredo começar a vacilar (quase sempre lá pelo meio – enredos sempre falham lá pelo meio), a lista de ganchos de enredo armazenada em seu caderno te fornecerá algo que ajudará a impulsionar a história, ou, pelo menos, dará alguma diversão interessante aos seus personagens por algumas mil palavras.
Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Para saber mais:
- Dia 12: Elemento Especulativo – 30 Dias de Construção de Mundo: neste décimo segundo exercício da série, vamos detalhar melhor certos aspectos do nosso mundo.
Especial NaNoWriMo:
- 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
- As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
- Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
- Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
- Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
- National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).
Estou com dúvidas em relação ao exercício deste dia, principalmente sobre enredo e ganchos de enredo. Ainda não compreendi direito o que são e como introduzir o elemento especulativo neles. Poderia dar mais explicações?
Deixa eu tentar ajudar, Maria.
Enredo é o mesmo que trama: uma sucessão de acontecimentos ou eventos descritos em seu conto, novela, romance, enfim. Em outras palavras, é o desenrolar da história que você quer contar.
Um gancho é um aspecto ou característica da trama, ou seja, da história que você pode desenvolver ou não, que pode ser beneficiado ou prejudicado por um elemento especulativo.
OK, obrigada. Entendi agora.