Este é o décimo oitavo de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.
No exercício anterior, nós revisamos aspectos da ambientação de nosso mundo. Hoje focaremos novamente o elemento especulativo e o relacionaremos com a sociedade e os personagens. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.
30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 18: Especulação e Sociedade
Hoje é o último dia em que focaremos para valer o seu elemento especulativo; nos próximos dias, você passará mais tempo detalhando aspectos da construção do seu mundo que mais lhe interessarem, reunindo tudo num plano coeso, e se preparando para escrever.
Confira o exercício do dia 10, no qual você focou uma área específica da sua cultura. Agora se pergunte como cultura e sociedade são afetadas pela inclusão do elemento especulativo, com todos os seus poderes e limitações. Como tal novo elemento difere as pessoas em sua cultura?
Se existe uma força mágica em seu mundo, esta altera a maneira como as pessoas reagem a situações inesperadas? Se os deuses interferem com frequência nos assuntos dos humanos, as pessoas ainda se dão ao trabalho de orar? Se a ciência tornou possível a punição imediata da atividade criminal, como os crimes ocorrem, ou eles sequer existem? Se lobisomens vagam livres pelas ruas à noite, como um adolescente vai a um encontro?
Como a sociedade permanece inalterada? Fundamentalmente, pessoas são pessoas, e mesmo as diferenças culturais não mudam certos comportamentos básicos. Que comportamentos são esses? O que você acha que as pessoas continuariam fazendo, quer o elemento especulativo exista quer não?
Finalmente, como pessoas “comuns” reagem às associadas ou não ao elemento especulativo? Em qualquer cultura existirão párias, pessoas que não têm o que outras têm, ou que têm algo que mais ningúem tem. Seu elemento especulativo é um exemplo de algo que pode separar as pessoas.
Há muitos livros sobre o mago ou a maga solitária, nascida com um poder imenso num mundo onde a magia deixou de existir. Mas e o contrário? Num mundo rico em magia, o que acontece com aqueles que nascem sem ela? Um bom exemplo é a trilogia Darksword, de Margaret Weis e Tracy Hickman, assim como o primeiríssimo livro da série Xanth de Piers Anthony.
Ao mesmo tempo, a tecnologia pode ser tanto um divisor quanto um equalizador – no romance cyberpunk Archangel Protocol, de Lyda Morehouse, todos estão conectados à rede não secular, exceto o protagonista Deidre McMannus, que foi excomungado da rede.
O gênero Terror está repleto de exemplos de personagens separados uns dos outros – muitas vezes para que estes possam lutar contra o monstro grande e terrível ou para que eles possam ser atacados, um a um.
Exercício de Hoje:
Revise suas notas culturais do dia 10 para relacioná-las ao seu elemento especulativo e para responder às perguntas acima. Como bônus, você pode voltar ao rascunho de seu personagem e imaginar como seu protagonista e todo o elenco de apoio se relacionam com seus elementos especulativos e com a sociedade.
Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Para saber mais:
- Dia 17: Revisando a Ambientação – 30 Dias de Construção de Mundo: neste décimo sétimo exercício da série, vamos revisar a ambientação de nosso mundo em busca de incompatibilidades.
Especial NaNoWriMo:
- 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
- As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
- Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
- Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
- Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
- National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).
0 Comentários
1 Pingback