Este é o vigésimo quarto de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.
No exercício anterior, nós revemos e ajustamos aspectos da cultura de nosso mundo. Hoje vamos seguir revisando, desta vez focando a ambientação. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.
30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 24: Revendo a Ambientação
A essa altura, você já sabe qual ambientação deseja estabelecer. Você conhece suas palavras. Você escolheu as cores que evocam a ambientação. Sua política contribui para a mesma. Seu enredo até mesmo a reforça. E se não for este o caso, hoje é o dia de garantir que tudo esteja nos conformes.
Exercício de Hoje:
Reveja suas anotações e marque uma letra “a?” ao lado de qualquer coisa que não case com as sensações que sua ambientação deve transmitir. Sensações desencontradas não são problema, é claro; de muitas maneiras, é crucial haver diversidade. Mas você quer saber, ao escrever seu romance, se um elemento particular diluirá as sensações da ambientação ou não.
Exercício Bônus:
Encontre um desenho ou peça de arte que capture a ambientação de sua obra e o imprima, de preferência em cores. Cole-o do lado de fora do seu caderno ou perto da sua mesa. Hoje pode ser um bom dia também para elaborar uma playlist que transmita as sensações adequadas à ambientação.
Além disso, confira outro exercício bônus sobre fadiga e o que fazer quando você começar a ficar obcecado pelos detalhes…
Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Para saber mais:
- Exercício Bônus: Dicas sobre Fadiga Mental – já está de saco cheio do seu mundo? Confira algumas dicas de como lidar com isso sem pirar!
- Dia 23: Flora e Fauna – 30 Dias de Construção de Mundo: neste vigésimo terceiro exercício da série, vamos rever e ajustar aspectos da cultura de nosso mundo.
Especial NaNoWriMo:
- 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
- As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
- Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
- Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
- Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
- National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).
0 Comentários
1 Pingback