Foco na escrita com o OmmWritter!

ommwritterConcentração é fundamental para um escritor. Obtê-la e preservá-la, porém, pode ser desafiador, sobretudo para os que utilizam um computador. Sempre em busca de ferramentas que me permitam transpor tal barreira, eu optei por testar um novo editor de textos.

O OmmWritter é um software simples com um propósito bem específico: fornecer um ambiente propício e livre de distrações para o escritor. Este programa está disponível na versão gratuita denominada Dana I, é compatível com PC, Mac e iPad, e funciona no Windows XP SP2 ou superior. É preciso cadastrar-se no site do desenvolvedor para baixar o programa.

Quando o OmmWritter é iniciado, a área de trabalho do computador é substituída por uma tela onde destacam-se árvores em uma espécie de parque coberto de neve; uma melodia suave toca ao fundo. De imediato, os tons de cinza da imagem me agradaram e logo constatei que são muito mais confortáveis aos olhos que o branco do Word ou do bloco de notas.

No centro, tracejados delimitam a área de texto, ladeada por seis ícones. Tudo é bem simples e não é preciso qualquer configuração: basta clicar na área de texto e começar a escrever; após alguns segundos, o tracejado e os ícones desaparecem, deixando o escritor a sós com as palavras.

Estaria ela utilizando o OmmWritter?

Escrevi o rascunho deste texto no programa; a experiência foi bastante agradável e nem mesmo a música de fundo ou os sons personalizados produzidos por cada tecla pressionada me incomodaram – e eu costumo ter problemas em escrever com músicas de fundo.

Qualquer movimento do mouse faz com que os ícones e o contorno da área de texto reapareçam – na parte inferior desta há um pequeno contador de caracteres ou letras digitadas.

Minha Opinião

Embora tenha gostado bastante do OmmWritter, me incomodou o tempo de instalação; o tempo de resposta na exibição do texto digitado também deixou a desejar em alguns momentos – provavelmente, graças ao meu maravilhoso Windows Vista!

O OmmWritter não faz uso de recursos de formatação de fonte (negrito, itálico, etc.), alinhamento, listas e vários outros existentes em editores como Notepad++, Wordpad ou Word. Ele é, praticamente, um bloco de notas construído num ambiente agradável e inspirador.

O programa foi pensado para permitir a escrita livre de distrações e isto ele faz muito bem. É ideal para aqueles momentos onde falta inspiração ou onde tudo que é preciso é um local para despejar as palavras e trabalhar as ideias. Pretendo utilizá-lo por mais algum tempo.

Algumas Configurações

É possível configurar os recursos do OmmWritter para torná-lo ainda mais agradável. O tamanho padrão da área de texto, por exemplo, pode ser alterado; para isto, basta mover o mouse para o contorno tracejado e reajustar a largura ou altura (ou ambos, simultaneamente, pelos cantos). Pode-se, ainda, mudar a localização da área, clicando no tracejado e movendo-o pela tela.

Não é permitido ajustar a área de texto para ocupar toda a tela do programa, e isto faz sentido, já que uma tela repleta de texto pode ser tão agressiva aos olhos quanto uma tela toda branca. Particularmente, eu preferi utilizar apenas a área mais central da tela, mantendo a área acima da linha das árvores.

A maioria dos recursos do OmmWritter está disponível nos seis ícones que surgem ao lado da área de texto e podem ser alterados com poucos cliques. Eis o que pode ser configurado:

ommicon1altera o formato (fonte) do texto; são 4 opções, incluindo Arial e Times New Roman.
ommicon2altera o tamanho do texto; 4 opções.
ommicon3altera a imagem de fundo; 3 opções; recomendo utilizar a padrão, pois o branco cansa as vistas rapidamente e o cinza puro é muito escuro.
ommicon4altera a música de fundo; 3 opções ou desligar; recomendo utilizar a padrão ou a segunda opção.
ommicon5altera os sons do teclar; 3 opções; o padrão é mais suave; considero desnecessário.
ommicon6opções de salvamento (.TXT e .OMM apenas) e abertura de arquivos.

O OmmWritter apresenta os recursos básicos de edição (copiar, recortar, desfazer, etc.) e um menu simples que é exibido ao se arrastar o mouse até o topo da tela. Ali é possível abrir e salvar textos, e também exportá-los no formato .PDF. Caso seja preciso recuperar as configurações visuais padrões basta acessar a opção View no menu.

E você, leitor, o que achou do OmmWritter? Conhece ou usa programa semelhante? Compartilhe nos comentários.

Para saber mais:

  1. Metodologia 5+10: 5 regras e 10 orientações flexíveis que busco seguir em meu caminho para tornar-me um escritor.
  2. Os primeiros passos da jornada: onde devaneio sobre o tempo, o desejo de escrever e dicas de escrita.
  3. Pare o mundo que eu quero escrever! texto sobre minha labuta contra as distrações do cotidiano.
  4. Instale e teste o OmmWritter: site oficial do desenvolvedor de onde é possível baixar o programa.
  5. OmmWritter no Twitter: siga este perfil e fique por dentro das novidades ou entre em contato com os desenvolvedores.
  6. OmmWritter no iPad: review sobre a versão para o tablet da Apple publicado no site Túaw em Junho de 2011.

5 Comentários

  1. Lance

    Oi, posso dar um contraponto?

    Achei o programa muito pesado; 53Mb por um “notepad” só porque ele tem musiquinha e uma imagem de fundo? Além disso, ele me obrigou a instalar o tal .NET 3.X… mais 63Mb só pra usar o programa, que já soma 116Mb só pro OmmWriter.

    O OpenOffice me permite trabalhar em tela cheia, e posso mudar a cor de fundo para a cor que quiser, incluindo uma imagem como aquela do programa. E sem perder as ferramentas de formatação, que podem estar em menus flutuantes, ou acionadas por teclas de atalho. É tão completo quando o Word, e muito mais leve (não trava como o Word).

    Posso deixar músicas da Enya ou Celtic Woman (só de exemplo, hehehe) de fundo, ou a música que for, pra me inspirar.

    E tudo isso, sem ter que instalar um programa que não vai me servir pra mais nada como o .NET, e o próprio OmmWriter.

    Quando li o post, eu até me empolguei, achando que era algo interessante, mas quando fui usar, achei totalmente sem propósito. Mas pra não parecer tão rabugento, creio que a única coisa legal é manter a imagem de fundo enquanto se digita. Mas acredito que há ferramentas que aplicam transparências ao editor de texto, que substituem esta funcionalidade. 😉

    A propósito, gostei muito do seu blog. 😀

    • Escriba Encapuzado

      Lance,

      Concordo contigo em muitos pontos, principalmente no que diz respeito à instalação do .NET. De fato, é possível configurar outros aplicativos ou buscar formas de fazer tudo o que o OmmWritter faz, mas aí é que está a questão: o programa já faz tudo e você só precisa instalá-lo, sem se preocupar com maiores configurações.

      O OmmWritter é ideal para os que não querem perder tempo e partir logo para o que interessa, ou seja, escrever. Contudo, seus pontos são válidos e complementam o que foi exposto em meu texto, portanto, obrigado.

      Fico feliz que tenha gostado do blog. Continue visitando-o e compartilhando suas impressões, pois é isto que torna toda a experiência de aprendizado ainda mais rica.

      Abraços.

  2. Leno

    Dando sequência, manter o foco é meio complicado mesmo. Acabei de baixar o programa e, embora não seja milagroso, espero que me ajude a não esquecer o que eu irei escrever. Isso acontece direto.

    • Escriba Encapuzado

      O OmmWritter realmente não faz milagres, mas é uma ferramenta muito útil. Espero que te ajude tanto quanto tem me ajudado.

      Abraços.

  3. Alexandre Lobão

    Valeu pela dica, muito interessante, vou experimentar!

    []’s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2024 Escriba :

Tema por Anders NorenUp ↑