Este é o vigésimo segundo de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.
No exercício anterior, nós focamos nas demais criaturas vivas de seu mundo: os animais (fauna) e as plantas (flora). Hoje vamos rever e ajustar as decisões tomadas sobre geografia. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.
30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 22: Revendo a Geografia
A essa altura, você pode ter optado por modificar muita coisa sobre a formação do seu mundo. Talvez tenha decidido mudar certas facções e precise colocá-las mais próximas. Ou talvez você tenha apenas que inserir um vulcão em erupção no meio do seu romance… quem sabe?
Hoje é dia de rever sua geografia. Se você ainda não conferiu alguns dos sites sobre o assunto indicados até aqui, faça-o.
Se existe algum aspecto que você acha que será importante (por exemplo, se existir uma raça de navegantes e as correntes oceânicas forem cruciais para a sobrevivência deles), reveja-o e assegure-se de estar no caminho certo.
Se você decidiu adicionar um evento fantástico, como um cataclismo mágico, decida onde este aconteceu e como (ou se) a paisagem do seu mundo foi alterada pelo mesmo.
Exercício de Hoje:
Redesenhe o mapa, se precisar. Ele não precisa ser preciso – quando forem colocar o mapa no seu belo livro, o editor contratará um artista para refazê-lo, de qualquer forma.
Se você não faz ideia de como redesenhar seu mapa, pegue um marcador preto para reforçar, nas linhas a lápis, as partes do mapa rascunhado original que permanecerão (os contornos de uma costa, por exemplo) – deixe de fora quaisquer rótulos ou inscrições, já que estes não vão aparecer direito mesmo.
Coloque um segundo pedaço de papel sobre o primeiro e decalque à lápis sobre as linhas mais escuras. Escreva os nomes de locais e os ícones de legenda do mapa (utilize pequenas árvores para florestas, “V’s” de ponta cabeça para montanhas, etc.). Desenhe estradas e rios (lembre-se: num mapa, azul sempre indica água), bem como suas cidades, vilas e assentamentos.
Exercícios Relacionados:
- Dia 1: Clima
- Dia 2: O Planeta Físico
- Dia 3: Ambientação e Cenário
- Dia 4: Cataclismo
- Dia 5: O Mapa
- Dia 21: Flora e Fauna
Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Para saber mais:
- Dia 21: Flora e Fauna – 30 Dias de Construção de Mundo: neste vigésimo primeiro exercício da série, vamos focar nas demais criaturas vivas de seu mundo: os animais (fauna) e as plantas (flora).
Especial NaNoWriMo:
- 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
- As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
- Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
- Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
- Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
- National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).
Deixe um comentário