Este é o vigésimo terceiro de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.
No exercício anterior, nós revimos e ajustamos as decisões tomadas sobre a geografia. Hoje vamos fazer o mesmo com a cultura de nosso mundo. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.
30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 23: Revendo a Cultura
Como o exercício de ontem no qual revemos o mundo físico, hoje é o dia de rever as culturas e sociedade do seu mundo.
Comece grande: você conhece os maiores grupos políticos e sociais do seu mundo? Onde eles vivem? Como se assemelham entre si? De que modos eles se diferem? Quais valores eles mais valorizam? Existem também grupos raciais, e, se sim, como estes se diferem fisicamente uns dos outros?
Depois reduza o foco para uma região menor: quem são os povos das terras natais de seus protagonistas? O que é importante para eles? Qual idioma eles falam? Que tipo de indústria e que tipo de produção de alimentos eles tem? Quais facções existem e como seu protagonista se encaixa nelas? Como é chamada a principal unidade financeira e o que ela pode comprar?
Ainda menor: qual é a aparência de uma típica aldeia, cidade, assentamento? Como se parece a cidade natal do seu protagonista? Ela muda ao longo do romance? Quem seu protagonista conhece em casa e quais tipos de relacionamentos ele ou ela tem? Como o protagonista foi educado? Ele ou ela já partiu de casa antes?
Menos ainda: como se parece uma típica estrutura familiar em seu cenário? Ela é diferente em diferentes partes do mundo ou para as diferentes facções? Como é a família do protagonista? É uma estrutura típica de onde ele ou ela é, e, se é diferente, como? Que modelos dentro da família ou em seus círculos íntimos de amizade seu protagonista tem?
Exercício de Hoje:
Depois de 15 minutos revendo suas anotações com esses tipos de perguntas em mente, você terá uma boa noção de qualquer lacuna existente no seu cenário, de quaisquer detalhes (uns grandes, mas a maioria, menores, espera-se) que precisem ser alterados para tornar tudo mais consistente.
Lembre-se: não há problemas em haver lacunas, mesmo ao final do trigésimo dia. O processo de escrita da história te ajudará a preencher as lacunas e tornar o romance mais coerente.
Exercícios Relacionados:
- Dia 3: Ambientação e Cenário
- Dia 6: Raças
- Dia 7: História Recente
- Dia 8: Economia
- Dia 9: Idioma
- Dia 10: Ambientação e Cultura
- Dia 14: Educação
- Dia 18: Especulação em Sociedade
Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Para saber mais:
- Dia 22: Revendo a Geografia – 30 Dias de Construção de Mundo: neste vigésimo segundo exercício da série, vamos rever e ajustar as decisões tomadas sobre a geografia.
Especial NaNoWriMo:
- 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
- As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
- Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
- Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
- Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
- National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).
Deixe um comentário