Este é o vigésimo quinto de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.
No exercício anterior, nós revemos e ajustamos aspectos da ambientação de nosso mundo. Hoje vamos tratar de um assunto que acabou negligenciado lá no início: corpos celestes. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.
30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 25: O Céu
Para hoje eu tinha planejado uma última revisão nos personagens. Mas dai Holly Ingraham foi maravilhosa e enviou um artigo que ela escreveu sobre os satélites ao redor de seu mundo, e me deu permissão de tornar este o exercício do dia 25.
É maravilhoso e serve para lembrar a todos nós de que a lua pode servir para dar luz, trevas, ou ambientação à nossa história – mas não em certos momentos do mês.
O título fala de arco-íris, e talvez Holly faça uma breve recapitulação sobre eles e como podem ser aplicados à construção do mundo.
Exercício de Hoje:
Leia o artigo indicado acima e então imagine: quantas luas existem em seu mundo? Quanto tempo dura um mês para cada uma delas? Quais são seus nomes? Você tem alguma cena já planejada na qual a luz da lua é absolutamente necessária? Se sim, assegure-se de anotar a fase da lua que você precisará naquela data, e use aquela data como sua “pedra-de-toque” para as fases seguintes da lua.
Se achar necessário, elabora o calendário lunar e, à medida que as cenas forem sendo escritas, encaixe-as no calendário de modo a saber que tipo de lua seus personagens podem encontrar nessas ocasiões.
Nota: um amigo me deu retornos e muitos comentários e um grande elogio sobre movimentos planetários. Mudança de computadores tornaram impossível pra mim coletar todas elas, mas se/quando eu conseguir reuni-las, eu postarei um resumo e colocarei o link aqui pra você.
Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Para saber mais:
- Leitura Complementar: Sóis, Luas e Arcos-íris ou Existe alienígena, logo existe baboseira – texto fantástico de Holly Ingraham que expõe erros comuns de escritores sobre corpos celestes.
- Dia 24: Revendo a Ambientação – 30 Dias de Construção de Mundo: neste vigésimo quatro exercício da série, vamos rever e ajustar aspectos da ambientação de nosso mundo.
Especial NaNoWriMo:
- 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
- As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
- Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
- Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
- Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
- National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).
Deixe um comentário